domingo, 30 de agosto de 2015

Cisticercose



Cisticercose é o nome da doença causada pela infestação da larva tênia. Os ovos da tênia são ingeridos pelo ser humano e dirigem-se para o estômago e lá liberam o embrião que penetra na mucosa do estômago e na circulação sanguínea e por ela podendo chegar a vários outros locais do organismo, como músculos pele, cérebro, coração e olhos. Posicionando-se em um dos órgãos, transforma-se em larva, chamada então de cisticerco. Possui aproximadamente 10mm de tamanho. Geralmente é causada pelo cisticerco da Taenia Solium. A doença não possui uma sintomatologia própria. Os sintomas vão depender do local de alojamento da larva e podem levar a quadros de convulsões focais (de uma lado do corpo), a hipertensão intracraniana, com a presença de cefaleia, vômitos e diminuição da acuidade visual. A doença causa também dores musculares, cãibras, fadiga, ruídos anormais à ausculta e falta de ar. Diagnóstico: É feito através de exames laboratoriais, tais como exames de olhos, exame de raio X de crânio (para observar cisticerco calcificado), exame de líquido cefalorraquidiano, para detectar sinais de infecção. Tratamento: é mais utilizada a sulfadiazina, na dose de 01 grama de 5 em 5 horas, durante 20 dias. A medicação deve ser repetida por 06 meses seguidos, sob prescrição médica. Prevenção: Cozinhar bem os alimentos, principalmente se for carne de porco. Ter boas condições de higiene.

Resumo dos sinais e sintomas:

Cérebro: convulsões, hipertensão intracraniana e distúrbios psíquicos;
Músculos: dores e câimbras;
Coração: palpitações e falta de ar
Olhos: diminuição da acuidade visual e descolamento da retina.


 
https://youtu.be/O7lhZTj8hoc



Saiba mais em: http://neurocirurgia.me/Neurocirurgia/Neurocisticercose.html.
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v34n3/4998.pdf.

domingo, 16 de agosto de 2015

Prejuízos que o cigarro causa

 Estudos médicos mostram que a fumaça do cigarro afeta o cérebro, diminuindo a inteligência e a capacidade de raciocínio; diminui a resistência física, a capacidade vital, tornando a pessoa mais vulnerável às doenças, diminui a expectativa de vida, atinge coração e vasos sanguíneos aumentando as chances de doenças e mortes prematuras, aumentam as chances de desenvolvimento de vários tipos de câncer de pulmão, boca, esôfago, estômago intestino, bexiga e próstata, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado o maior vilão de causas de morte no planeta, fazendo cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, é responsável po 80% das bronquites crônicas, 90% das incidências de câncer de pulmão. O cigarro é composto de dióxido de carbono, monóxido de carbono (que é um gás, que ao ser inalado, reduz a capacidade de transporte do sangue), fenóis, que intensificam efeitos carcinógenos, ácido fórmico, benzoico e acético que também que estimulam os carcinógenos, benzopireno, que também causa câncer, nicotina, alcaloide que viciante, alcatrão, que é uma substância escura que se acumula nos dentes e vias respiratórias. Amônia, cianeto de hidrogênio, arsênico e álcoois, são outras substâncias nocivas também presentes nos cigarros. Fiquem atentos. Evitem essa morte lenta. (Fonte: Admir Arrais. Ciências).

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O poder da meditação



Meditar traz paz e relaxamento. Não importa de que religião você é. .Meditação não implica abdicar de suas crenças.https://youtu.be/GH6oa0V0bSU.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Processo inflamatório



O processo inflamatório é uma resposta imune não específica, que acontece quando há uma lesão nos tecidos. Tem a finalidade de nos proteger contra a invasão de agentes patogênicos, que entram nessa lesão. Pode ser causado por infecções virais, bacterianas ou agentes físicos incluindo exposição a raios ultravioletas ou queimaduras. As principais características do processo inflamatório são: rubor, calor, tumor e dor. O rubor é decorrente da dilatação dos vasos sanguíneos próximos da área lesada, o calor se deve ao aumento da circulação sanguínea naquele local, o tumor ocorre pelo acúmulo de fluído, que forma edema no espaço extravascular e a dor é resultado da distensão dos tecidos ao redor da área afetada. Todo esse processo ocorre para facilitar a destruição dos eventuais agentes patogênicos e também prepara a área para sua rápida regeneração. Nesse processo participam os fagócitos que realizam a fagocitose (englobam e digerem os tecidos lesados). Acesse o vídeo para entender melhor: https://youtu.be/z7Cf7x2vKXU.

Veja como se dá o processo:

domingo, 2 de agosto de 2015

Stress



 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - COMBATENDO O STRESS                                           

Um dos maiores desafios da vida contemporânea é controlar o nível de stress no dia a dia de trabalho. Muitas pesquisas e estudos têm sido feitos para ajudar a dirimir as consequências deste mal.
A Organização Mundial de Saúde tem desenvolvido vários trabalhos para esclarecer sobre a necessidade de darmos mais atenção a esses pontos. Uma das primeiras coisas que precisamos conceituar é a Qualidade de Vida no Trabalho.

Qualidade de Vida “é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (OMS)¹. 

Logo, é possível dizer que, a Qualidade de Vida no Trabalho é relação entre as possibilidades concretas de, no trabalho, as pessoas serem compreendidas como sujeitos integrais e terem respondidas as suas expectativas, necessidades, desejos e metas.³

STRESS é a soma de respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos (eventos estressores) que respondem às exigências do meio ambiente onde o indivíduo está inserido.²
Conforme dados apresentados pela Organização mundial da Saúde cerca de 75 a 90% dos trabalhadores apresentam sintomas de stress. Os quais tendem a se manifestar através de sintomas físicos e emocionais, dentre os quais podemos citar:
- Pressão Alta
- Diabetes
- Dores de cabeça e nas costas
- Obesidade
- Ulceras
- Asma
- Disfunção sexual
- Diarreia
- Insônia
- Depressão
- Ansiedade
- Uso de fumo, álcool e drogas

Os sinais de que estamos em elevados índices de stress tornam-se perceptíveis através  de acontecimentos que alteram nossa rotina de maneira inesperada e que podemos chamar de eventos estressores. Alguns deles são:
- Excesso de tarefas a desempenhar
- Competição
- Tédio ou falta de interesse pelo trabalho
- Insegurança
- Promoções
- Mudanças de atividades constantes
- Gestão supressora e crítica

PRINCIPAIS GERADORES DE STRESS
A Universidade Federal de Minas Gerais realizou um estudo entre executivos das ditas 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e concluiu que os principais geradores de stress no trabalho, para essas pessoas, são:
- Tempo
- Competência
- Cultura, valores da empresa
- Mudanças radicais
- Teatro organizacional

O QUE FAZER?
Talvez esse seja o nosso maior desafio: O que fazer?

- Ter um tempo diário para meditar e relaxar
- Fazer coisas agradáveis para si e para seus colegas de trabalho
- Realizar atividade física de 3 a 5 vezes por semana
- Dormir de 7 a 8 horas por noite
- Agir com bom humor
- Ser complacente com os próprios erros
- Se preocupar com o “mal de cada dia”
- Manter uma dieta saudável e equilibrada
- Estabelecer prioridades
- Ter opinião própria e expressá-la

FATORES IMPORTANTES:
Existem alguns fatores importantes que precisamos estar atentos:
• Satisfação com o trabalho executado,
• Reconhecimento pelos resultados alcançados,
• Benefícios auferidos,
• Relacionamento humano no grupo e na organização
• Ambiente psicológico e físico de trabalho,
• Liberdade e responsabilidade de decidir
• Possibilidades de participar.*


ELEMENTOS CHAVE PARA DIMINUIR STRESS

- Resolução de problemas envolvendo os membros da organização em todos os níveis (participação, sugestões, inovações, etc.)

- Reestruturação da natureza básica do trabalho (enriquecimento de tarefas, desenho de cargos, rotação de funções, grupos autônomos ou semiautônomos, etc.)

- Inovações no sistema de recompensas (remunerações financeiras e não financeiras)

- Melhorias no ambiente de trabalho (clima, cultura, meio ambiente físico, aspectos ergonômicos, assistenciais)

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
- Muitos acreditam na vida após a morte. Mas quantos após o nascimento?
- Existem muito mais recursos do que você imagina
- Você sempre terá outras opções
- Você não precisa segurar a bola o tempo todo
- Aprenda a dizer “NÃO”
- “Às vezes, ao abrir mão de algo, se consegue coisa melhor”
- Tente ver o que pode vir de bom no meio das mudanças...
- O que desejo?
- Quais são as possibilidades reais?
- O que estou perdendo?
- O que vou ganhar?
- O que posso aprender?

REFERÊNCIAS
- 1 OMS – Organização Mundial de Saúde (www.who.int)
- 2 Portal de Psicologia – Wikipédia (www.wikpedia.com.br)
- 3 BOM SUCESSO,E. Trabalho e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
- * BÚRIGO, C. C. D. Qualidade de Vida no Trabalho: dilemas e perspectivas. Florianópolis: Insular, 1997.


JAIR DAS CHAGAS BROLLO
PSICÓLOGO CRP07/17607
PORTO ALEGRE/RS      
FONE: 51 8650-1945
GENERAL VITORINO, 53/83
CENTRO – PORTO ALEGRE/RS
 


 


psicologia[1].jpg