sexta-feira, 25 de março de 2016

Pé-de-atleta


Pé-de-atleta (frieira) é uma micose que se manifesta nos espaços entre os dedos dos pés. Inicia-se com uma coceira muito intensa e o aparecimento de pequenas vesículas, que se rompem com a eliminação de um líquido claro. Quando a pele se rompe facilita a penetração de bactérias, originando uma infecção secundária. O tratamento é feito com substâncias anti-micóticas. Quando afetado o indivíduo deve parar de usar sapatos e meias. Como prevenção, deve-se enxugar bem entre os dedos. O uso de sandálias é recomendado para facilitar a ventilação dos pés.

Fonte: (Ciências. Jenner Procópio de Alvarenga et ali).

Criptococose

Criptococose ou torulose é uma doença infecciosa causada pelo fungo Cryptococus neoformans, que se aloja no Sistema Nervoso Central. A doença pode atacar também pulmões, ossos e pele. É mais provável de ocorrer em pessoas debilitadas por doenças crônicas tais como linfomas e leucemias.



(fonte da imagem - Scielo)

Sinais e sintomas:

a) Pulmonares: febre, tosse, hemoptise, dores torácicas, falta de ar;
b) Sistema nervoso: meningite, dor de cabeça, visão turva, confusão mental, mudança de comportamento
c) Rins: Pielonefrite
d) Pele e Ossos: pústulas ou úlceras cutâneas e osteomielite

Diagnósticos: O clínico é difícil devido à diversidade de sintomas, mas o laboratorial é possível, quando é feito o isolamento laboratorial do fundo para sua identificação. Pode ser feito por exame microscópico de material coletado, verificando-se a presença de colônias.

Tratamento: A droga mais usada pelos médicos é a Anfotericina B por via venosa na dose de 20mg/dia, associada à fluorocitocina, via oral, com doses de 150 mg/kg de peso por dia, em casos de meningite. O tratamento deve durar seis semanas, sem interrupção.

Prevenção:

Deve ser feita com medidas de suporte aos pacientes debilitados fisicamente por doenças crônicas tais como linfomas e leucemias.

(Fonte: Objetivo Saúde. Dr Marcos Lomba).

sábado, 5 de março de 2016

Doenças que matam no Brasil e RS - Pesquisa do IBGE em ZH.


Nosso Blog está sempre atento ao que se publica em termos de saúde, porque nosso foco é informar para prevenir nossos leitores. Em pesquisa recente foi observado que 44% por cento das pessoas entre 60 a 64 anos, 52% entre 65 a 74, e 55% com 75 anos ou mais, apresentam problemas de hipertensão arterial. A pressão alta pode elevar o risco de AVC, de doença renal e infarto. Fiquem atentos e procurem estar em dia com seus exames. Vá com frequência ao seu médico. Para se prevenir boas medidas são: diminuir o sal, praticar atividades físicas, deixar de fumar, e de consumir álcool, ou consumir com moderação.


De acordo com o Instituto brasileiro de Geografia Estatística  (IBGE)
 21,4% da população sofre de hipertensão;
12,5% apresenta colesterol alto;
7,6% sofre de depressão
1,5% já sofreu AVC (Acidente Vascular Cerebral)
18,5% apresenta problema de coluna
1,8% já teve câncer.

As doenças mais comuns constatadas em 39% dos brasileiros foram:
1) hipertensão arterial
2) diabetes
3) colesterol
4) asma
5) doenças cardiovasculares
6) Acidente Vascular cerebral
7) problema crônico na coluna
8) distúrbios osteomoleculares ligados à atividade profissional
9) depressão
10)insuficiência renal crônica
11) câncer
Essas doenças, juntas, são responsáveis por 70% dos casos de morte no Brasil.
Já no Rio Grande do Sul as doenças que mais matam são: hipertensão, infarto, AVC, câncer do pulmão, próstata e mama, asma e pneumonia, diabetes e distúrbios da tireoide, hepatites, bem como doenças infecciosas e parasitárias.

(Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-IBGE e ZH).