sábado, 15 de junho de 2019

Infarto do miocárdio




Infarto do Miocárdio é a doença que tem o nome técnico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), condição conhecida como parada ou ataque cardíaco. É a segunda causa mais conhecida de mortes no Brasil. Uma das questões mais graves de saúde pública. O infarto ocorre quando a circulação do sangue é interrompida em uma parte do coração. As doenças cardiovasculares representam 30% das mortes.   As regiões do Brasil mais afetadas pela doença, segundo o IBGE e Revista Exame, são as regiões Sul e Sudeste. Atinge mais os homens na faixa de 40 a 60 anos, contudo atualmente as mulheres vem sendo afetadas, devido às estressantes jornadas de trabalho que incluem tarefas de casa e trabalho fora de casa.

Os principais sintomas são:
ansiedade
náuseas
vômitos
fraqueza
vertigem

Os pacientes comumente referem dor intensa (do tipo pressão ou compressão) na parte central do tórax, acima do estômago, que irradia para o braço esquerdo e dedos.

No diagnóstico clínico percebe-se a ansiedade, sensação de morte iminente, dor muito forte, agitação, suor em profusão, pulsação acelerada, podendo chegar a 150 e ritmo irregular.

O diagnóstico laboratorial é feito com eletrocardiograma e exame de sangue.

No eletrocardiograma o sinal do infarto Q mostra o início da onda T apiculada e um supradesnivelamento do segmento ST, em 20 minutos depois da dor. Após 2 horas surgem as ondas Q e desaparecem as ondas R. O músculo cardíaco que se necrosa permanece necrosado para o resto da vida do paciente.

No exame de sangue o que se busca são os números de leucócitos, que se apresentam acima de 15.000,00 até o final da primeira semana, também é observado o nível de enzimas, que nesses casos excedem em duas vezes o valor normal do paciente.

Prevenção: 

Fazer uma dieta equilibrada isenta de gorduras e açúcares
Atividade física
Controle de Peso
Controle da diabetes e hipertensão
Consultar o médico regularmente,

Doutor Drauzio Varela salienta que é importante o uso de dois AAs por dia, para evitar o infarto.

Veja como ocorrem as dores no infográfico do Dr Drauzio Varela:
https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/dor-do-infarto-pode-se-manifestar-de-formas-muito-diferentes-infografico/

E mais informações nos seguintes sites:

https://www.scielo.sp.org/article
www.cardiometro.com.br
https://www.mdsaude.com/2010/11/infarto-miocardio-causas-tratamento.html
.https://www.istockphoto.com/br/foto/homem-de-neg%C3%B3cios-usando-as-m%C3%A3os-para-a-imprensa-o-peito-gm832143116-135584403
http://www.bostonscientific.com/pt-BR/health-conditions/heart-attack.html
Objetivosaudeespecialidadesmédicas.


CUIDE DE SEU CORAÇÃO. É SEU BEM MAIS PRECIOSO!