domingo, 29 de março de 2015

Herpes-zóster



Herpes-zoster é a doença conhecida como cobreiro. É uma doença infecciosa, causada por um vírus semelhante ao da varíola. A infecção é rara em crianças e mais comum em adultos do sexo masculino e fisicamente debilitadas. Os sintomas são febre, dor sobre o trajeto do nervo sob a pele e formação no local de pápulas e vesículas grandes ou pequenas, isoladas ou agrupadas. No começo, têm aparência transparente, depois de dois dias ficam turvas. Secam por volta de 07 dias. Aparecem inicialmente junto à coluna vertebral. É mais comum aparecer de um só lado do corpo. As dores são muito fortes. Ocorre ainda que os gânglios linfáticos aumentam de tamanho, ficam sensíveis ao toque. A duração do quadro é em torno de 03 semanas. O diagnóstico, à primeira vista, não é fácil, principalmente quando as vesículas não são bem visíveis e a dor pode ser confundida com outras doenças. Contudo, deve ser feito em laboratório, por meio de esfregaço do líquido colhido da vesícula e corado com giemsa.
Tratamento: Não existe tratamento específico. O que os médicos costumam fazer é oferecer um maior conforto ao paciente. A dor é aliviada com aspirina ou analgésico e as lesões poderão ser cobertas com gaze, com vaselina.
Prevenção:  Evitar contato com pessoas infectadas, evitar contato com roupas e objetos contaminados, evitar atividades de promiscuidade.
(Fonte: Especialidades Médicas, Objetivo Saúde, Vol 2).

A inspiração para o Blog








"Sabedoria é vencer-se a si mesmo; ignorância, em compensação, é ser vencido por si mesmo, por um si mesmo inferior que prevalece e triunfa sobre o superior".



Sócrates nasceu em Atenas,  no subúrbio de Alopeke, em  470 aC. Tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga e considerado o fundador da filosofia ocidental. Influenciado pelo conhecimento do também filósofo grego Anaxágoras,seus primeiros estudos e pensamentos tratavam da essência da natureza  da alma humana. O pai de Sócrates chamava-se Sofronisco, era escultor e trabalhava sob a direção de Fídias, decorador de edifícios em Atenas. A mãe de Sócrates era Fenareta, conhecida parteira naquela cidade.


Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes.  Seu maior anseio era levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.


Seus pensamentos e ideias ficaram conhecidos através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Sócrates não deixou obra escrita.


Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia,  porque defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.


Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, atraiu a atenção de muitos jovens atenienses. As qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas via Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Por essas razões, foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.  Foi condenado a suicidar-se tomando um veneno de nome cicuta, em 399 AC.


Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates:


 "A vida que não passamos em revista não vale a pena viver".


 "A palavra é o fio de ouro do pensamento".


 "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".


 "É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal".


 "Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem".


 "A ociosidade é que envelhece, não o trabalho".


 "O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância".
(Conhecimento.com, O Pensamento Vivo de Sócrates)


(
0

       

 

Pensamentos de Sócrates


"Por toda parte eu vou persuadindo a todos a não se preocuparem com riquezas e com o corpo, como se deve preocupar-se com a alma"

sábado, 28 de março de 2015

Lepra



Lepra
 
 
É uma doença infecciosa crônica. conhecida por hanseníase. É causada pelo Mycobacterium leprae e transmitida pelo contato direto com pessoas portadoras da doença, as quais eliminam a bactéria pelas secreções nasais e boca e penetram na pele, quando esta contém alguma lesão. Contudo o simples fato de estar em contato com o doente e receber a bactéria não é suficiente para desenvolver a doença, porque o fator resistência exerce papel importante. Sinais e sintomas: manchas na pele e distúrbios da sensibilidade, dando a impressão de anestesia do local. As primeiras manifestações permanecem por 05 anos e podem regredir, estacionar ou evoluir, para três outra formas: tuberculóide, lepromatosa e dimórfica. A forma tuberculóide apresenta manchas, de pequenos tamanhos e perda da sensibilidade, já a forma lepromatosa, trata-se de uma infecção generalizada, com manchas maiores, espalhadas por todo o corpo. Essa forma compromete mucosa nasal, oral, testículos, olhos, fígado, baço e outros órgãos. A 3a forma, chamada de dimórfica é uma mistura das duas formas anteriormente citadas. O diagnóstico é feito, solicitando ao paciente que olhe para outro lado, colocando em contato com ele um tubo de água quente ou fria nas áreas normais e nas áreas com manchas, alternadamente, questionando-lhe se está sentindo alguma coisa. Outra forma de detectar a sensibilidade é passar um algodão na área suspeita e na sadia e pedir que indique o local onde o algodão foi passado. Para testar a sensibilidade dolorosa, é utilizada uma agulha. Os exames de laboratório são de extrema importância para o diagnóstico, porque proporcionam bons resultados na baciloscopia. Neste exame a pele afetada é pinçada, a fim de que não fique sangue no local, em seguida, usa-se estilete para cortar e colher o líquido. Este líquido colocado em uma lâmina e corado permitirá a visualização da bactéria.
 
Tratamento: O tratamento é feito com Sulfona na dosagem de 10mg/kg de peso, por semana, em adulto, a média de 100mg por dia, durante meses. Também pode ser feito com Rifampicina na dose de 600mg/dia, durante 06 meses, no mínimo.
 
Prevenção: Evitar contato com pacientyes infectados e áreas endêmicas. Ficar atento às lesões de pele.
 
(Fonte: Especialidades Médicas, Objetivo Saúde, Vol. 2).

Hanseníase - SUS


Mente e corpo sãos

Nossa saúde é resultado de mente e corpo são, (mens sana in corpore sano) que por sua vez depende de saúde pública adequada e da qualidade de vida da população.  (LeniraPereira-RS). Este blog tem por objetivo esclarecer a a população rio-grandense, sobre temas relacionadas a bem-estar, saúde pública, primeiros-socorros, esporte e saúde, doenças e contágios.