Herpes-zoster é a doença conhecida como cobreiro. É uma doença infecciosa, causada por um vírus semelhante ao da varíola. A infecção é rara em crianças e mais comum em adultos do sexo masculino e fisicamente debilitadas. Os sintomas são febre, dor sobre o trajeto do nervo sob a pele e formação no local de pápulas e vesículas grandes ou pequenas, isoladas ou agrupadas. No começo, têm aparência transparente, depois de dois dias ficam turvas. Secam por volta de 07 dias. Aparecem inicialmente junto à coluna vertebral. É mais comum aparecer de um só lado do corpo. As dores são muito fortes. Ocorre ainda que os gânglios linfáticos aumentam de tamanho, ficam sensíveis ao toque. A duração do quadro é em torno de 03 semanas. O diagnóstico, à primeira vista, não é fácil, principalmente quando as vesículas não são bem visíveis e a dor pode ser confundida com outras doenças. Contudo, deve ser feito em laboratório, por meio de esfregaço do líquido colhido da vesícula e corado com giemsa.
Tratamento: Não existe tratamento específico. O que os médicos costumam fazer é oferecer um maior conforto ao paciente. A dor é aliviada com aspirina ou analgésico e as lesões poderão ser cobertas com gaze, com vaselina.
Prevenção: Evitar contato com pessoas infectadas, evitar contato com roupas e objetos contaminados, evitar atividades de promiscuidade.
(Fonte: Especialidades Médicas, Objetivo Saúde, Vol 2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário