sexta-feira, 8 de maio de 2015

Alimentar-se de forma saudável custa mais caro

A hora do intervalo das aulas é sempre movimentada. As lancherias ficam lotadas com estudantes e professores que buscam um lanche rápido em meio a seu momento de integração extra-classe.

Mas nem sempre há preocupação com a qualidade e ingredientes dos alimentos. Questões como o pouco tempo para a refeição e valores pagos pelos produtos acabam pesando mais do que a preocupação com informações nutricionais e origem dos alimentos.

Circular pela área de alimentação da universidade mostra o predomínio do consumo de alimentos fritos e refrigerantes. Ao conversar com alguns desses consumidores, os motivos que levam a essa escolha apontam para uma mesma direção: "Salgados, cafés e refrigerantes são mais práticos e baratos", explicou Bruna Zorraske, 20 anos, estudante de Farmácia na UniRitter, "mas sabemos que não são os mais saudáveis", concluiu. "Quando possível, trago de casa sanduíches naturais ou bolachas integrais, mas quando não, acabo consumindo nas lancherias alimentos nem tão saudáveis", comentou Noemi Trindade, 50 anos, também estudante de Farmácia.

                                                                                     Foto: Maurício Paulini

Este contexto evidencia a necessária preocupação com a produção dos alimentos. Lilia Tassinare, gerente da lancheria Ponto com Sabor, explica que os itens que têm mais saída não são geralmente os mais saudáveis: "Cafés e salgados são o carro-chefe das nossas vendas e são também os que têm o preço mais baixo", comenta. Sobre a importância das informações nutricionais, explicou que "os alimentos produzidos na lancheria não possuem embalagem informativa, mas esses dados vêm nas embalagens originais".

                                                                            Foto: Maurício Paulini

É difícil manter hábitos de alimentação saudáveis em meio a correria do dia-a-dia, mas cuidados com o que se come tornam-se indispensáveis para manter o bem-estar do corpo e o bom andamento dos estudos.

Saiba mais sobre: Alimentação Saudável, Receitas Light, Alimentação para melhorar os estudos.

Por Lenira Pereira e Maurício Paulini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário