terça-feira, 16 de junho de 2015

Depressão

Nos dias de hoje é comum as pessoas confundirem tristeza com depressão. A tristeza é uma situação momentânea em que podemos nos encontrar por algo desagradável que tenha ocorrido, mas em seguida conseguimos superar. A depressão é quando caímos em um quadro de tristeza profunda (melancolia) que se estende por um período superior a 2 semanas e onde há perda de interesse, prazer e energia, além de fadiga que leva à diminuição de atividades como um todo. Ela existe a muito mais tempo do que se imagina. Desde antes de Cristo já havia casos registrados que apontam para esse tipo de transtorno de humor. A Depressão é um grave problema de saúde que  atinge crianças, jovens, adultos e idosos.  Estima-se que 15 a 20% da população seja atingida pela depressão atualmente e que esse índice deve aumentar nos próximos anos.   10% das pessoas depressivas têm episódios maníacos. A depressão destrói famílias, arruína carreiras e o progresso dos indivíduos.

             O QUE PODE LEVAR À DEPRESSÃO?

            Eventos estressores (morte, separação, perda de emprego, aposentadoria, desafios financeiros, nascimentos, erros de conduta, sobrecarga de trabalho, doenças físicas...). Pensamentos negativos. Relacionamentos insatisfatórios, História da família.  Distúrbios químicos neuronais. Medicamentos; Drogas e álcool

               ATIVIDADES SALUTARES CONTRA A DEPRESSÃO:

               Busque ampliar sua rede de relacionamentos.  Faça exercícios físicos regularmente.  Tenha uma dieta alimentar equilibrada.  Durma o suficiente.  Faça atividades prazerosas.; Ajude alguém.  Seja misericordioso consigo mesmo quando cometer erros.

              O tratamento mais indicado para a depressão é a psicoterapia e, em alguns casos, uso de medicação simultaneamente. Jair Brollo, Psicólogo – CRP 07/17607 - fone: 51-86501945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário